As Maiores Batalhas e Guerras da História - Afeganistão II

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Segunda Guerra Afegã

(1878-1880)

Tropas britânicas avançam pela cidade de Kandahar contra as tribos afegãs durante a guerra.
 
Facções: Emirado do Afeganistão (Sher Ali Khan) x Império Britânico (Samuel Browne).
 
Forças: Desconhecidas.
 
Perdas: Afegãos: 5.000 mortos e feridos x Ingleses e Indianos: 9.850 mortos e feridos.
 
Resultado: Vitória Política Britânica; Retirada britânica do Afeganistão; Estabelecimento da Província de Durand (Sul do Afeganistão).
 
Local: Afeganistão.
 
Setas Vermelhas (Invasões Anglo-Indianas) e Linha Laranja (Limite do Avanço Anglo-Indiano; Linha Durand).
 
A Guerra: Em 1878, uma nova tensão entre Rússia e Inglaterra, iniciou uma Segunda Guerra pelo controle do Afeganistão. Alguns anos antes, em 1863, Sher Ali sucedeu seu pai Dost Mohammed como Emir do Afeganistão. A Rússia mobilizou suas tropas nas fronteiras do norte do Emirado e enviou representantes para Sher Ali. A Inglaterra, com a Índia, tentou fazer a mesma coisa, mas acabou barrada por tropas afegãs no Passo Khyber. A Inglaterra exigiu um pedido de desculpas, mas Sher Ali os ignorou. Dias depois, a Inglaterra invadia o país uma segunda vez.
 
Assustado por essa nova invasão, Sher Ali abandonou Cabul e fugiu para o norte pedindo ajuda para os russos. Porém, o Império Russo não fez nada e Sher Ali cometeu suicídio em Mazar-i-Sharif, indignado pela falta de apoio de seus aliados russos. Seu filho, Yakub Khan, fez um acordo com os birtânicos e entregou o controle do Passo Khyber para eles como forma de desculpa pelo incidente. Mas, os ingleses cometeram o mesmo erro da guerra anterior e acabaram presos num longo e violento conflito com as tribos locais que controlavam a região do Khyber.
 
Em 1879, representantes britânicos enviados para Cabul, foram emboscados e mortos por membros de tribos locais que odiavam os britânicos em suas terras. Considerando tal incidente como um insulto diante do acordo estabelecido, o Império Britânico invadiu o Afeganistão com três enormes exércitos. Cabul e Kandahar caíram rapidamente e Yakub Khan foi forçado a se exilar. Como retaliação, doze tribos afegãs se uniram, lideradas pelo primo de Yakub Khan, Sirdar Abdur Rahman, contra as tropas britânicas.
 
Sirdar iniciou sua marcha para o sul pelo Rio Oxus na fronteira com a Rússia. Se aproximando da capital, os britânicos abandonaram Cabul. Após essa rápida vitória afegã, os britânicos queriam um novo acordo com Sirdar. Ele aceitou e a paz retornou para o emirado. Amado pelos líderes tribais, Sirdar uniu a maioria da tribos num governo mais democrático e unificado do que antes. Foi uma enorme transformação para o Afeganistão. Em 1893, para evitar novas tensões com os ingleses, Sirdar entregaria todo o sul do Afeganistão para os britânicos e estes controlariam a região até 1919, quando um novo acordo seria estabelecido e o Afeganistão se tornaria uma nação própria e sem influência externa por muitos anos.
 
Não há curiosidades.
 

Bibliografia: