As Maiores Batalhas e Guerras da História - EUA

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Guerra Civil Americana

(1861-1865)

Tropas unionistas (esquerda) enfrentam tropas confederadas (direita) pelo controle dos EUA.
 
Facções: EUA (Abraham Lincoln) x Confederação Americana (Jefferson Davis).
 
Forças: EUA: 2.200.000 homens x Confederação: 1.000.000 homens.
 
Perdas: EUA: 828.000 mortos e feridos x Confederação: 864.000 mortos e feridos.
 
Resultado: Vitória dos EUA; Confederação é dissolvida; União territorial americana é estabelecida; Escravidão é abolida; Início da Era da Reconstrução.
 
Local: EUA e Oceano Atlântico.
 
Área Azul (EUA); Área Vermelha (Confederação - 1861); Pontilhado Azul (Bloqueio Naval Unionista); Setas Vermelhas (Ofensivas Confederadas); Setas Azuis (Primeiras Ofensivas Unionistas); Setas Azuis Claras (Últimas Ofensivas Unionistas); Área Laranja (Confederação - 1865).
 
A Guerra: A Guerra Civil Americana foi a mais brutal guerra interna dos EUA e o último grande conflito armado dentro do território americano, que levaria a unifiação definitiva dos EUA e o fim da escravidão na grande nação republicana. Também ficou conhecida como a Guerra de Secessão.
 
A guerra teve início em abril de 1861 quando tropas confederadas bombardearam o Forte Sumter, em Charleston, na Carolina do Sul. A Confederação era formada por 11 estados escravagistas e lutaram contra o resto dos Estados Unidos. Os dois principais motivos da guerra foram: a união definitiva dos EUA e o fim da escravidão.
 
Os EUA tinham a maioria da população em seus estados, toda a capacidade industrial do território americano e riquezas nacionais quase infinitas. Já a Confederação possuía soldados veteranos e muito bem treinados e seus estados produziam toda a lã do território americano para a Europa. Usando a lã como suborno, a Confederação acreditava que conseguiria um apoio militar da Inglaterra e da França. Porém, nenhuma das duas deu bola para o conflito e ficaram neutras em relação a crise americana.
 
Em 1861, a Confederação teve um início muito bom. Obteve uma grande vitória na Batalha de Bull Run e depois derrotou uma invasão unionista na Virgínia que ficou conhecida como a Batalha dos Sete Dias. Mas, a União também obteve vitórias importantes com a captura de dois fortes confederados. Porém, acabou entrando num empate tático com a Confederação na Batalha de Shiloh.
 
Em 1862, a Confederação sabia muito bem que perderia a guerra se não dominasse logo Washington D.C., pois a União tinha uma enorme indústria bélica e milhares de reservistas. Sob o comando de Robert E. Lee, a Confederação invadiu o norte, mas acabou derrotada na sangrenta Batalha de Antietam. Uma semana depois dessa derrota confederada, o presidente da União, Abraham Lincoln, fez a Proclamação da Emancipação, isso falava que todos os escravos estavam livres por todo o território americano.
 
Em 1863, Lee invadiu o norte de novo e quase conquistou Washington D.C., mas acabou brutalmente detido e derrotado na gigantesca e épica Batalha de Gettysburg. Com esse desastre total, a Confederação recuou para seu território e nunca mais ameaçaria o norte pelo resto da guerra.
 
Aproveitando a retirada confederada, a União lançou sua última invasão nos estados confederados. Primeiro invadiu a Virgínia onde cercou as cidades de Richmond (capital da Confederação) e Petersburg por dois anos (1864-65). Enquanto a maioria das tropas americanas se concentrava na Virgínia, uma pequena tropa de cavalaria avançou rapidamente pela Geórgia e conquistou Atlanta, a principal cidade industrial da Confederação.
 
 
Em abril de 1865, os confederados abandonaram Richmond e entregaram Petersburg para os unionistas. Porém, a União não perdeu tempo e perseguiu o exército confederado até o Tribunal de Appomattox, onde se rendeu. Outras tropas confederadas se renderam em Durham, na Carolina do Norte.
 
Infelizmente, Abraham Lincoln seria assassinado por um apoiador confederado, James Wilkes Booth, num teatro em Washington D.C. antes da guerra terminar. Após a guerra, os EUA se tornaram uma nação indivisível, mas que ainda sofreria algumas consequências negativas dela como por exemplo o racismo sobre os afro-americanos.
 

Curiosidades:

  •  Existem vários filmes sobre a Guerra Civil Americana. Os melhores são: E o Vento Levou (1939), Gettysburg (1993), Cold Mountain (2003), Lincoln (2012), 12 Anos de Escravidão (2013).
 
  • Também existem vários video games baseados no conflito. Eis alguns deles: The History Channel: Civil War – A Nation Divided (2006), History Civil War: Secret Missions (2008), Call of Juarez: Bound in Blood (2009) e Darkest of Days (2009).
 
  • Várias tecnologias inovadoras foram usadas no conflito como: o navio couraçado, o submarino, balões, o telégrafo e a metralhadora.
 

Bibliografia: