Análise Histórica e Crítica de Predadores

 

Predadores

Isso que é um poster irado!
 
 
Predadores é um filme americano de 2010 da 20th Century Fox, dirigido por Nimród Antal e produzido por Robert Rodriguez. O filme é a "verdadeira" continuação do filme original e ignora a existência do segundo filme da franquia. Foi um sucesso de bilheteria e de excelentes críticas que ajudaram o filme a se tornar um clássico e a salvar a franquia após o fracasso de Predador 2.
 

A História:


A história se passa em 2010, num planeta distante da Terra e usado pelos predadores como local de caça. O filme se foca num grupo de nove sobreviventes, todos com treinamento militar, que foram "escolhidos" para fazer parte de uma caçada épica e brutal. Agora esse grupo inesperado de aliados deverá se unir contra o maior e mais poderoso caçador da galáxia.

A Origem:

Após o fracasso total de AVP: Requiem nos cinemas e um imenso prejuízo orçamentário causado pelo filme, a Fox contatou o produtor Robert Rodriguez sobre um antigo roteiro que o mesmo escreveu em 1994 sobre uma "verdadeira" continuação de Predador, pois Rodriguez odiou o segundo filme, e que havia sido negado pela própria Fox. Agora, para tentar recuperar os fãs da franquia Alien e Predador, a Fox aprovou o roteiro de Rodriguez, que fez poucas modificações no roteiro, e em 2009 com a direção do diretor novato Nimród Antal, Rodriguez pode finalmente fazer a continuação que todo mundo queria do Predador original.

Soldados de Elite - Os Humanos:

Mesmo sendo humanos, essa turma vai detonar qualquer alienígena pelo caminho.
 
  • Royce (Adrien Brody): Mercenário americano especializado em caçar pessoas. Acaba se tornando o líder do grupo. Sua arma é uma espingarda automática.
  • Isabelle (Alice Braga): Atiradora de elite israelense. Calma e tranquila, Isabelle acaba ajudando na união do grupo. Sua arma é um rifle pesado.
  • Edwin (Topher Grace): Um médico que parece estar no lugar errado e com o grupo errado. Não é militar, mas tem um segredo sinistro. Sua arma é um bisturi.
  • Stans (Walton Goggins): Um brutal e perigoso serial killer e estuprador. É o membro mais instável do grupo. Ninguém gosta dele por perto, mas acaba sendo de grande ajuda no final do filme. Sua arma é uma faca improvisada.
  • Nikolai (Oleg Taktarov): Comando russo e veterano da guerra na Chechênia. Se torna o suporte pesado da equipe e é bem amigável. Sua arma é uma minigun.
  • Hanzo (Louis Ozawa Changchien): Ex-membro da Yakuza. É um personagem quieto, calmo e letal. Sua arma é uma pistola automática e mais tarde uma espada samurai, onde protagoniza a luta mais épica do filme.
  • Mombasa (Mahershala Ali): Membro de uma guerrilha africana de Serra Leoa. É inteligente e filosófico. Até mesmo sabe um pouco sobre os predadores e sua táticas de caça. Sua arma é uma AK-47.
  • Cuchillo (Danny Trejo): Membro de um brutal cartel mexicano. Desconfia de todos, mas acaba se juntando quando vê que não há muitas escolhas para tentar sobreviver sozinho. Sua arma são duas submetralhadoras.
  • Noland (Laurence Fishburne): Soldado americano e veterano do Vietnã. Sobreviveu a dezenas de caçadas e até mesmo já matou alguns predadores. Porém, se mostra um aliado instável e misterioso. Sua arma é um enorme rifle de plasma modificado.
 

As Primeiras Ameaças:

Eita bicho feio!
 

Lá pela metade do filme, nossos amigos são confrontados por uma misteriosa criatura insectóide, apelidada de o Fantasma do Rio, que os persegue. Eles cercam e a matam com um tiro de rifle. Porém, descobrem que a criatura estava na verdade fugindo dos predadores e que era só outra vítima dessa caçada insana. Foi usada computação gráfica e uma fantasia.
 
 
 

Esse é o pitbull do espaço! Feroz e violento!
Uma das novidades desse filme, é a presença de criaturas usadas como cães de caça pelos predadores. Domesticados e treinados para perseguir e eliminar as presas mais fáceis dos grupos de sobreviventes ou dividi-las num ataque suicida. São extremamente rápidos e violentos. Também são bem resistentes contra qualquer arma e demoram muito para morrer. São leais aos seus mestres. Aproximadamente uma matilha de 12 desses cães aparece logo no início do filme numa cena épica e muito emocionante. Foram feitos em computador, mas em algumas cenas de proximidade é possível ver marionetes.
 
 

O Retorno do Caçador - O Predador:

Acredite! Esse é seu melhor aliado numa situação dessas!
 
Nesse filme aprendemos que existem dois tipos de predadores e que eles estão numa longa e brutal guerra civil. O primeiro tipo é o famoso Predador. É idêntico ao primeiro predador do filme original. Tudo que utiliza é igual ao filme original, mas, está desgastado pelas várias lutas que teve contra os outros predadores. Ele também não é um caçador, mas sim um tipo de patrulheiro policial dos predadores, por isso que age sozinho. Ele é mais forte que um humano, mas muito fraco em comparação aos novos predadores. Mesmo fraco, ele acaba participando da primeira cena de luta entre predadores de toda a franquia. Foi usada uma fantasia para todas as cenas que apareceu.
 

 

Os Novos Caçadores - Os Super Predadores:

É nesse filme que somos apresentados aos novos predadores da franquia: os Super Predadores ou Predadores Negros (pois possuem uma pele mais escura comparada aos outros predadores). Eles são maiores, mais fortes e inteligentes que os predadores normais. Utilizam táticas agressivas para caçar suas presas e não seguem nenhum código de honra. No filme, descobrimos que esses predadores sequestram centenas de seres da galáxia inteira e os jogam num planeta desolado que é utilizado como uma reserva de caça. Esses predadores caçam por diversão e pura crueldade e não por códigos de honra ou rituais tribais. Eles também são considerados criminosos pela sociedade dos predadores e são caçados por outros predadores, pois são a maior ameaça logo atrás dos aliens. Aparecem três desses predadores no filme, cada um com táticas diferentes de caça. Vamos conhecê-los:
 

O Rastreador - Mestre das Armadilhas:

Um brutamontes especializado em montar surpresas indesejáveis para você!
 
O Rastreador é o primeiro super predador a aparecer e caçar os humanos. Ele usa táticas de emboscada, especialmente o uso de armadilhas, e é um cruel caçador que só quer deixar suas vítimas mais confusas com suas armadilhas letais e sua longa e demorada perseguição com o objetivo de "quebrar" a moral de sua presa. Tem uma máscara com marfins, uma imensa lâmina de combate, utiliza um canhão de plasma e controla a matilha de cães de caça com um apito.
 
 

O Caçador - Mestre da Perseguição:

Outro brutamontes que adora cortar seus adversários em pedaços! Cuidado com essa lâmina!
 
O Caçador é o segundo super predador a caçar os humanos no planeta reserva. Ele é rápido e silencioso. Usa um drone, no formato de falcão para localizar suas presas. É paciente e só ataca quando as presas cometem algum erro. Possui o mesmo equipamento que o Rastreador, mas sua máscara é mais afiada e lisa. É também o único a manter o código de honra dos predadores quando duela contra Hanzo, na melhor cena do filme inteiro.
 
 

Berserker - O Brutal Líder do Trio:

Não é recomendável ficar perto desse mosntrengo! Ele é bem nervoso!
 
O terceiro e último super predador a caçar nossos heróis é Berserker. Esse é o maior, mais forte e brutal dos três super predadores. Ele não tem perdão por ninguém e adora matar suas vítimas nas formas mais sádicas e cruéis possíveis. Ele só tem um ponto fraco: se provocado, fica bem nervoso e pode cometer erros graves contra presas espertas. Usa as mesmas armas e equipamentos
que seus camaradas. Sua máscara possui uma mandíbula de alguma presa anterior, com o objetivo de intimidar e criar medo em suas vítimas. Sua tática de caça é bem simples: matar tudo pelo caminho até pegar e eliminar a presa perfeita.
 

Se vocês achavam que os predadores anteriores eram feios, pensem melhor depois de verem a cara desse sujeito na foto acima! Dá medo pra burro!
 



 

Berserker também é o único super predador à revelar seu rosto no filme. E como a foto acima mostra, esses novos predadores são bem diferentes que os normais. Não se sabe ainda porque esses predadores são tão diferentes dos outros. Há teorias que dizem que eles são o resultado fracassado de anos de experimentos genéticos para melhorar as condições físicas dos predadores. Outras teorias falam que eles são uma tribo excluída da sociedade dos predadores e que estão numa longa e brutal guerra civil pelo controle da galáxia. Mesmo sem sabermos suas verdadeiras origens ou motivos, esses novos predadores são realmente uma grande ameaça para todos.

Análise Crítica:

Predadores é um filme sensacional e divertido. Robert Rodriguez realmente fez um "milagre" e trouxe todos os elementos do filme original nessa continuação linda e épica. Também adicionou novos elementos no universo que deram muito certo e abriram novas possibilidades para futuros filmes. Os cenários do planeta alienígena são bonitos e bem construídos. Todos os personagens são muito bem apresentados e memoráveis. As atuações de todos foi fenomenal. A música é uma mistura do clássico com o novo e funciona muito bem. Os efeitos especiais são excelentes e se misturam muito bem com os efeitos práticos. As criaturas e os predadores foram bem desenvolvidos e trouxeram de volta o suspense que o primeiro filme tinha. Demora quase 30 minutos para o primeiro predador aparecer e isso funciona perfeitamente num filme de ação e aventura como esse daqui. O roteiro é bem escrito e há várias frases memoráveis e até retiradas do filme original. Porém, o filme possui alguns poucos erros: as mortes de alguns personagens se mostram muito bobas, as lutas são épicas, mas acabam muito rápidas e de vez em quando o filme acaba ficando muito parecido com o original como na  parte final. Mesmo com esses erros, Predadores é um filme recomendável!

Curiosidades:

  • O ator Louis Ozawa Changchien, que faz Hanzo no filme, utiliza o estilo de luta Kendo, pois é mestre nessa arte de combate, do que Kung Fu que é utilizado na maioria dos filmes americanos.

  • De acordo com Robert Rodriguez, o personagem Cuchillo foi "baseado em Danny Trejo" e eles queriam alguém "parecido com ele" para fazer o papel. Quando o verdadeiro Danny Trejo soube desse comentário, pois Rodriguez é seu primo, ele comentou ao diretor Nimród Antal que ele era bem parecido com o tal do Danny Trejo. Ahahahahaha!

  • A criatura que persegue Edwin na metade do filme é na verdade uma versão melhorada do primeiro design que o estúdio fez da criatura que seria o predador no filme original de 1987.

Nota Final - 9 (Predadores é uma formidável continuação de um clássico de suspense e ação e superou o "trauma" que foi Predador 2. Não só trouxe os fãs da franquia de volta como criou uma nova legião de seguidores que ajudaram a expandir ainda mais o universo do Predador. Com um elenco fenomenal e uma história simples e bem escrita, Predadores rapidamente se tornou um clássico, mesmo sendo um filme de 2010. Mesmo com mortes bobas e cenas de ação muito rápidas e curtas, Predadores é um filme recomendável e divertido como o original. Bom filme para todos!)


Bibliografia: