As Maiores Batalhas e Guerras da História - México

 As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Guerra de Independência do México

(1821-1823)

Forças mexicanas e espanholas se enfrentam no interior do México.
 
Facções: Insurgentes mexicanos (Vicente Guerrero) x Império Espanhol (Ferdinando VII).

Forças: 123.100 mexicanos x 17.000 espanhóis.

Perdas: Mexicanos: 7.000 mortos e feridos x Espanhóis: 2.000 mortos e feridos.

Resultado: Independência Mexicana.

Local: Todo o México.

Áreas Vermelhas (Fortalezas Espanholas) e Setas Azuis (Ataques Rebeldes).
 
A Guerra: Sofrendo nas mãos dos espanhóis desde a queda do Império Asteca pelo líder espanhol Hernán Cortéz, os habitantes do México há muito tempo pensavam em se tornar livres. A oportunidade surgiu durante as Guerras Napoleônicas, quando a Espanha virou um enorme campo de batalha e seu governo ficou bastante enfraquecido após a guerra contra Napoleão.
 
Após a queda de Napoleão, Ferdinando VII assumiu o trono espanhol, mas sofreu para reconstruir um Império arruinado pelas Guerras Napoleônicas. Aproveitando o caos na Espanha, os mexicanos começaram a criar grupos rebeldes a favor da independência. O general espanhol Augustín de Iturbide reuniu 2500 homens para esmagar esses grupos rebeldes. Seu adversário foi o líder rebelde Vicente Guerrero.
 

Ambos se enfrentariam em várias pequenas batalhas, mas no fim acabariam juntando forças e estabelecendo o Plano de Iguala que clamava pela formação de uma monarquia independente e igual para todos os mexicanos. Esse plano acabou chamando a atenção de outros líderes rebeldes que queriam ver o fim do domínio espanhol no México. Sobre forte pressão de vários grupos rebeldes, o exército espanhol desertou em grandes números e isso forçou o vice-rei Juan O'Donoju a se render e reconhecer a independência do México em 1821. No ano seguinte, 1822, Iturbide foi proclamado pelo povo como imperador e este aproveitou para estabelecer o Primeiro Império Mexicano.

Porém, o Império não durou muito. Iturbide teve enormes dificuldades para coletar impostos e ainda havia um batalhão espanhol isolado na Fortaleza de San Juan de Ulloa, perto de Veracruz, que lançava vários ataques de saques contra as vilas da região. Iturbide despachou uma legião de soldados, liderados pelo General Antonio Lopez de Santa Anna para esmagar a fortaleza. A missão foi um sucesso, mas, Santa Anna já planejava com seu exército fazer um golpe de estado contra Iturbide e estabelecer uma República.

Em 1823, Santa Anna e o general Guadalupe cercaram a Cidade do México e criaram o Plano Casa Mata, a alteração do governo e da constituição. Vendo que estava sozinho contra todo o México, Iturbide abdicou o trono e entregou o poder para Guadalupe que anunciou o início da Primeira República Mexicana.

Não há curiosidades.

Bibliografia: