Terror no Espaço - Alien vs Predador: Requiem

 

Terror no Espaço

Alien vs Predador: Requiem

Até mesmo no Natal esses dois se pegam na porrada!
 

História:

Alien vs Predador: Requiem (AVPR) é um filme americano de 2007 e continuação do bem sucedido Alien vs Predador de 2004. Dirigido pela primeira (e única vez, eu espero) pelos irmãos Strause, AVPR foi o pior filme já feito pela 20th Century Fox em toda a franquia Alien e Predador. Por causa desse desastre na crítica e na bilheteria, a Fox abandonaria por muitos anos a saga AVP e retornaria com as sagas individuais das criaturas mais perigosas da galáxia.
 
A história se passa logo após o fim do primeiro filme e se foca no temível Predalien aterrorizando e derrubando uma nave dos predadores numa pequena cidade americana no Colorado. Logo, a luta pela sobrevivência começa com um grupo de humanos tentando escapar da cidade perdida, milhares de aliens matando todo mundo e um solitário predador tentando "limpar" a infestação das serpentes. Que termine logo essa análise! Urrrggh!
 
 

Origens:

Após o sucesso de bilheteria de AVP em 2004, a Fox iniciou uma corrida para fazer uma continuação. Porém, nenhum diretor ganhou interesse no projeto, nem mesmo Paul Anderson, que estava focado na saga do Resident Evil.
 
Parecia que a continuação nunca apareceria. Mas, em 2006, dois irmãos, donos de uma empresa de efeitos visuais, apresentaram um roteiro que eles escreveram para Fox sobre a continuação de AVP. A Fox adorou o roteiro (cruzes, como é que deixaram passar isso) e deram um limite para o filme ficar pronto em 2007.
 
Os irmãos Strause eram iniciantes na área de direção, mas acreditavam que conseguiriam criar um filme que superasse até mesmo os filmes originais do Alien e do Predador (realmente viajaram nessa ideia). O filme novamente passaria na Terra, pois a Fox achava que era muito caro fazer um filme no espaço, e se focaria num bando de humanos idiotas tentando achar um jeito de escapar de toda a zona. Com a ajuda do produtor John Davis, os irmãos começaram a produção do que seria o pior filme já feito em toda a franquia (pior que Predador 2 e Alien 3). Que comece o massacre das idiotices!
 
 

Os Humanos Mais Inúteis da Terra:

Acredite! A atuação é tão ruim nesse filme que você torce para que todos morram do jeito mais nojento e cruel possível, por nos torturar com diálogos e cenas extremamente estúpidas!
 
  • Dallas Howard (Steven Pasquale): ex-prisioneiro e irmão do protagonista. Possui vários diálogos estúpidos.
  • Kelly O'Brien (Reiko Aylesworth): veterana de guerra. Tenta ser uma Ripley no filme, mas fracassa feio.
  • Edward "Eddie" Morales (John Ortiz): xerife da cidade. Tem os piores planos para sobreviver a um ataque alienígena.
  • Richard "Ricky" Howard (Johnny Lewis): entregador de pizza e o protagonista do filme. Isso mesmo, o herói desse filme é um maldito entregador (Meu Deus, me salve)!
  • Timothy "Tim" O'Brien (Sam Trammell): marido de Kelly. Inútil e morre logo cedo.
  • Molly O'Brien (Ariel Gade): filha de Kelly e Tim. A garotinha mais irritante em um filme de ficção-científica.
  • Colonel Stevens (Robert Joy): comandante da Guarda Nacional e agente da Corporação Yutani. O único personagem que presta no filme inteiro.
  • Jesse (Kristen Hager): a garota mais bonita e popular da cidade. É apaixonada pelo protagonista, mas morre de um jeito bem violento.
  • Dale Collins (David Paetkau): namorado de Jesse e um total idiota. Tem a morte mais insana do filme.
Ainda existe uma dúzia de personagens, mas todos são descartáveis e inúteis para o filme inteiro (que já não é grande coisa).
 
 
 

Velhos e Novos Aliens:

E o abuso de beijos nojentos continua ocorrendo nessas análises dessa franquia de terror. Alguém detenha essa coisa, por favor!
 
Esse é o primeiro filme onde nenhum ovo aparece. Os diretores decidiram colocar os facehuggers em jarras de vidro que os predadores usam por motivos desconhecidos. Os facehuggers possuem uma coloração mais amarronzada do que os anteriores, mas fazem a mesma coisa. Pelo menos cinco deles aparecem no início do filme e infectam alguns pobres civis na floresta e nos esgotos da cidade. Foram usados marionetes, animatrônicos e em algumas cenas eles foram digitalizados.
 
 
 
 E isso crianças é o que acontece quando vocês não se comportam em casa!
 
O chestburster retorna neste filme com a forma original de minhoca. Vários aparecem no início do filme, incluindo uma cena bem violenta envolvendo uma criança (deu bastante polêmica). A única diferença é a coloração amarronzada igual ao Facehugger. O resto continua o mesmo. Foram usados animatrônicos e digitalizados.
 
 
 
Esse é o resultado quando você tem muitos gases na barriga. Corra para o banheiro mais próximo!
 



Uma subespécie do chestburster é apresentada no filme. Se chama bellyburster e só é criado a partir do Predalien. Quando o Predalien encontra uma vítima mulher, ele imediatamente usa suas mandíbulas, como um facehugger, e infecta a pobre coitada com seis embriões. Depois de alguns minutos, os bellybursters arrebentam a barriga da mulher e saem para se desenvolver em novos aliens. Há uma cena bem grotesca no hospital, onde várias mulheres grávidas são usadas para produzir mais aliens. É bem pertubador.



Não é Jason e nem Freddy. É somente outro alien que quer brincar de matar inocentes e pessoas estúpidas.
 
Os aliens retornam com a forma original do segundo filme (Aliens, o Resgate). São grotescos e violentos. Possuem uma coloração escura (tão escura que em algumas cenas não dá nem pra ver o que está acontecendo). Mesmo ameaçadores esses são os aliens mais fracos de todos. O Predador mata centenas deles, enquanto que os humanos idiotas matam também vários com grande facilidade. Em algumas cenas eles foram digitalizados, mas o resto foi feito usando pessoas fantasiadas (mas foi tão mal feito a roupa da criatura que você acaba vendo o pobre coitado tentando se locomover de uma forma patética e até hilária).
 
 
 
Finalmente o Predador encontra alguém a sua altura. Não estou falando do Batman!
 
Finalmente chegamos no vilão dessa história: o Predalien. O Predalien é um alien que nasceu de um predador infectado. Possui várias característcas físicas do seu hospedeiro como as mandíbulas na boca, os cabelos na cabeça e uma incrível força. Ele também adotou alguns instintos do predador como arrancar a coluna vertebral de suas vítimas como esporte. A criatura é a única capaz de enfrentar o predador cara-a-cara. Porém, esse alien não um qualquer. Na verdade esse Predalien é uma pretoriana, uma rainha jovem, graças a sua carapaça que fica em sua cabeça. Como ainda não tem capacidade de produzir ovos, o Predalien tem a habilidade de infectar humanos usando sua boca como um facehugger. Mas, ao invés de um embrião, ele coloca seis embriões para aumentar a população de aliens mais rapidamente. O design da criatura é fenomenal. Foi usado uma roupa para a maioria das cenas (e essa roupa funciona perfeitamente em comparação aos outros aliens) e em outras cenas a criatura foi digitalizada. É o único alien que realmente causa certa tensão no filme.
 
 

Um Caçador Veterano:

Esse é talvez o Predador mais FDP que já tenha aparecido num filme! Todos vão sofrer diante de tal guerreiro!
 
Aparecem vários predadores no filme, mas só um é o principal. O nome dele é Wolf e ele é um veterano de outras caçadas. Seu rosto é deformado. Não tem uma mandíbula, é cego de um olho e metade de seu rosto é queimado por causa do ácido dos aliens. Possui um dos designs mais irados de todos os predadores até agora. É cruel e não perdoa ninguém no filme inteiro. Possui uma grande quantidade de equipamentos destruidores que aniquilam vários aliens e humanos. Mas, é durante essa missão de limpeza que ele encontra um adversário à altura: o Predalien, considerado uma abominação na sociedade do predadores que precisa ser imediatamente eliminado. Foi usado uma fantasia na maioria do filme e só em algumas raras cenas foi usado uma versão digitalizada do caçador.
 
 
E quem diz que não pode haver uma civilização avançada além das estrelas!
 
A parte mais legal do filme é a apresentação do mundo dos predadores. Na imagem acima podemos ver que o mundo é bem quente (veja os rios de lava), possui cidades avançadas com prédios bem altos e é possível até mesmo ver uma pirâmide do primeiro filme no canto direito. Também presenciamos um salão de máscaras de vários predadores (mas só Wolf aparece na cena) e uma nova nave (que parece um prego) é apresentada. Foi esse breve momento que o filme ficou interessante. Porém, o resto do filme é só porcaria atrás de porcaria.
 
 
 

Análise Crítica:

AVPR é um filme muito, mas, muito mal feito e dirigido. A história é inexistente. Os personagens são os mais inúteis de toda a franquia. Só sabem fazer planos idiotas e morrer com facilidade (obrigado!). As atuações são péssimas. E os diálogos são sem noção e estúpidos. Nem mesmo os aliens escapam. Tirando o Predalien e o Predador, o resto é descartável, nem deveriam estar nesse filme. Os diretores também decidiram por algum motivo desconhecido fazer cenas com tanta pouca iluminação que é impossível ver o que está acontecendo. A violência é pesada e explícita, mas genérica e simplesmente utilizada de uma forma desnecessária (foi feita desse jeito só para agradar os fãs que odiaram o filme anterior por ter sido muito leve na violência). O roteiro é cheio de tantos buracos que mais parece a Lua! Mas, o filme tem alguns pontos altos (que não o salvam do desastre que foi): tem efeitos especiais fantásticos (porque será), uma música agitada e épica (quando quer ser) e designs interessantes para o Predalien e o Predador. De uma forma geral, evite ver esse filme e use seu tempo para outros filmes mais épicos. Fique o mais longe possível desse filme, pois acabará com seus sonhos de ver uma continuação (que nunca aconteceu).
 
 
 

Curiosidades:

  • Originalmente o chef da cozinha da lanchonete seria interpretado por Bill Paxton. O objetivo da presença do ator era de fazer uma referência aos segundos filmes da franquia Alien e Predador que Paxton participou. Porém, a ideia foi deixada de lado (ainda bem!).
 
  • De início, havia a ideia de mostrar o mundo dos aliens. Mas, tal conceito foi deixado de lado para um futuro terceiro filme (que parece cada vez mais distante!).
 
  • Durante os 5:00 minutos do filme avistamos o planeta dos predadores. Foi a primeira vez que esse mundo foi apresentado num filme da franquia AVP e Predador.
 

NOTA FINAL - 4 (AVPR é o pior filme de todo o Universo Alien e Predador. Fique o mais longe possível desse filme, mesmo se você é ou não um fã dessa saga. Mesmo tendo incríveis efeitos especiais e músicas épicas o resto é puro lixo. Nada presta pelo filme inteiro e possui uma leve conexão com o filme anterior. Se você ainda quer ver essa bagaça, recomendo que tenha paciência, pois ficará bastante nervoso com as ideias estúpidas que os diretores fizeram para o filme. De um modo geral, evite esse filme e veja outros da saga que sejam melhores que essa porcaria que nunca deveria ter sido aprovada).

 

Bibliografia: