As Maiores Batalhas e Guerras da História - A Batalha de Trenton

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Batalha de Trenton

(1776)

Tropas americanas expulsam mercenários alemães de Trenton, Nova Jersey.
 
Facções: Estados Unidos (George Washington) x Mercenários alemães (Johann Rall).

Forças: 2400 americanos e 18 canhões x 1500 alemães e 6 canhões.

Perdas: Americanos: 2 mortos e 5 feridos; Alemães: 22 mortos, 83 feridos e 900 capturados.

Resultado: Decisiva Vitória Americana.

Local: Trenton, Nova Jersey, EUA.

Seta Verde (Avanço Alemão); Seta Azul (Avanço Americano); Cruz Preta (Local da Batalha).
 
A Batalha: A Guerra de Independência Americana começou em 1775 quando tropas da milícia americana atacaram os casacas vermelhas (soldados britânicos) em Lexington Green e em Concord Bridge. De início a guerra se concentrou na região de Boston, na Nova Inglaterra, mas acabou se expandindo quando o Congresso Continental nomeou George Washington como comandante em chefe da milícia americana. Nascido na Virgínia, Washington trouxe um senso de unidade intercolonial as forças americanas, graças aos fundamentos ideológicos de Thomas Paine e da Declaração de Independência escrita por Thomas Jefferson.
 
No final de 1776, George Washington enviou uma carta ao congresso dizendo que se nada de novo fosse feito, a guerra estaria terminada. Washington abandonou Nova York para os ingleses, foi ferozmente perseguido pelo Estado de Nova Jersey e ele só possuía 4000 homens para continuar a guerra.
 
Porém, o exército britânico possuía um forte ponto fraco: mercenários alemães. Mesmo bem treinados e armados, esses soldados não lutavam do mesmo modo que os britânicos e adoravam saquear as cidades do que entrar em combate. Quando o inverno chegou, os ingleses se retiraram para seus alojamentos fortificados em Nova York e deixaram mais de 4000 alemães vigiando Washington  e seu punhado de milicianos no Rio Delaware.
 
Nos últimos dias do ano, a situação americana era desesperadora. A maioria dos milicianos de Washington já estavam fazendo suas malas, pois o alistamento temporário do Congresso terminava em 1777. Vendo a situação só piorar, Washington decidiu usar o que tinha num ousado contra-ataque. Seu plano consistia na travessia do Rio Delaware e surpreender os mercenários alemães acampados em Trenton, no dia após o Natal.
 
A travessia americana pelo Delaware ficou famosa com a pintura do artista Jonathan Trumbull. Porém, a travessia acabou sendo desnecessária para o resto da força, pois havia um caminho mais fácil de percorrer e contornar do que atravessar o rio.
 
Washington alcançou Trenton ao anoitecer do dia 26 de Dezembro com 2400 homens. Já os 1500 alemães que ocupavam a vila, estavam dormindo após uma enorme festa de Natal. Washington dividiu sua tropa em duas e posicionou seus 18 canhões no topo de um morro próximo. Quando os primeiros tiros foram disparados, os alemães tentaram defender suas posições com só 6 canhões, mas a artilharia americana e os ataques pelos flancos derrubaram as defesas alemãs. Toda a batalha durou só 20 minutos! Pelo resto do dia, os americanos foram aprisionando centenas de mercenários desesperados e confusos. Após essa desigual e decisiva vitória, os americanos puderam salvar sua independência e iniciar um longo e árduo avanço para a expulsão dos ingleses de suas terras.
 
Nao há curiosidades.
 

Bibliografia: