As Maiores Batalhas e Guerras da História - As Conquistas de Gêngis Khan

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

As Conquistas de Gêngis Khan

(1206-1227 D.C.)

A letal cavalaria mongol em combate contra o exército russo na Sibéria.
 
 
Facções: Mongóis (Gêngis Khan) x Reinos e Impérios Asiáticos e Europeus.
 
 
Forças: Milhares de cavaleiros mongóis x milhares de soldados e cavaleiros asiáticos e europeus.
 
 
Perdas: Desconhecidas.
 
 
Resultado: Decisiva Vitória Mongol; Estabelecimento do enorme Império Mongol.
 
 
Local: Toda a Eurásia.
 
Área Laranja (Território Mongol); Setas Laranjas (Campanhas de Gêngis Khan).
 


A Campanha: Por muitos anos a Mongólia vivia sobre constantes guerras tribais. Mas, em 1206 um líder tribal chamado Gêngis Khan unificou todas as tribos e estabeleceu um poderoso reino em toda a Mongólia.

Ainda em 1206, Gêngis Khan liderou seu exército para a China onde dominou o Império Hsi Hsia em 1209. Em 1211, Gêngis Khan atravessou a Grande Muralha da China e destruiu o Império Chin em 1215. Assim toda a China estava sobre seu controle.

De 1216 até 1219 Gêngis Khan despachou pequenas, mas brutais expedições para a Coréia, Sudeste Asiático, Índia e Ásia Central. Todos seriam dominados com grande violência por parte dos mongóis.

Em 1220, Gêngis Khan despachou emissários para o Reino de Kowarazeem (Cazaquistão) para criar uma aliança regional na Ásia Central. Porém, o Xá Mohamed executou todos os emissários de Khan. Enfurecido, Gêngis Khan invadiu Kowarazeem, destruiu sua capital e matou o Xá. Mas, o herdeiro do trono, príncipe Jalal ad-Din escapou para a Rússia, aliada de Kowarazeem.
 
Gêngis Khan invadiu a Sibéria em 1223 e destruiu a maioria dos pequenos reinos russos na região. Depois dessa árdua campanha, Gêngis Khan nunca mais retornaria a Ásia Central. No ano de 1224, Gêngis Khan despachou uma feroz hoste de cavaleiros para o Oriente Médio. Os mongóis dominariam boa parte da região e ficariam bem na borda do Império Bizantino.
 
Em 1225, o dominado Império Hsi Hsia iniciou uma rebelião contra o domínio mongol, mas Gêngis Khan interveio e aniquilou o império em 1227. Após essa outra grande vitória, Gêngis Khan acabaria morrendo após cair do cavalo. Um imenso império havia sido criado e seus herdeiros o expandiriam ainda mais por quase todo o mundo conhecido.
 
 

Curiosidades:

  • Os mongóis eram bastante conhecidos por serem grandes cavaleiros. Eles literalmente "viviam" em sua montarias. Dormiam, comiam e até mesmo se banhavam em cima delas. Eles acreditavam que o cavaleiro se unia com o cavalo e ambos se tornavam um único ser vivo. Por isso que os mongóis eram quase imbatíveis em combates de cavalaria.
 
  • O Império Mongol foi o maior império da História da Humanidade. Ele se expandia desde toda a China, a Coréia, Sudeste Asiático, Índia, Ásia Central, Oriente Médio, Rússia, Europa Oriental e chegaria até Berlim, capital da Alemanha.
 

Bibliografia: