As Maiores Batalhas e Guerras da História - A Batalha de Hastings

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Batalha de Hastings

(1066 D.C.)

Tapeçaria britânica reconstruindo a batalha entre saxões e normandos.
 
Facções: Saxões (Haroldo II) x Normandos (Guilherme da Normandia).

Forças: 13.000 saxões x 12.000 normandos.

Perdas: Desconhecidas.

Resultado: Decisiva Vitória Normanda.

Local: Perto de Hastings, sul da Inglaterra.

Área Azul (Reino Saxão); Área Vermelha (Reino Normando); Seta Vermelha (Invasão Normanda); Círculo Preto (Local da batalha).
 
 
A Batalha: Em 1066, Haroldo II era coroado rei da dinastia saxã na Inglaterra. Porém, Guilherme, que era um filho bastardo do tio de Haroldo, também queria o trono para ele e decidiu invadir a Inglaterra.
 
Enquanto esperava pela invasão normanda, Haroldo II, foi para a Escócia repelir uma invasão viking. Após a derrota dos vikings, Haroldo se posicionou em Londres e esperou pela chegada de Guilherme.
 
Finalmente Guilherme atravessou o Canal da Mancha e desembarcou perto de Hastings, onde acampou. Já Haroldo iniciou uma longa e difícil marcha para o sul. Tal ato deixou seu exército muito cansado para enfrentar os normandos.
 
No início da batalha, Guilherme liderou um grande ataque contra as posições saxãs, mas acabou sendo repelido e ferido com uma flechada no ombro.
 
Mas, mesmo ferido, Guilherme continuou a atacar os saxões até finalmente romper a linha. Durante a batalha, Guilherme encontrou Haroldo e ambos se enfrentaram. Haroldo tinha mais vantagem, mas Guilherme foi mais rápido. Usou uma flecha caída para perfurar um dos olhos de Haroldo e depois o golpeou até a morte com sua longa espada.
 
Com a morte de Haroldo, os saxões debandaram. Guilherme alcançou rapidamente Londres e acabou sendo coroado o primeiro rei normando da Inglaterra. Essa seria a última vez que a ilha seria invadida por uma nação externa.
 
 

Curiosidades:

  • No início do filme "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões", há várias imagens da tapeçaria britânica apresentando a Batalha de Hastings.
 

Bibliografia: