As Maiores Batalhas e Guerras da História - As Invasões Vikings

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

As Invasões Vikings

(800 - 1016 D.C.)

Vikings enfrentam a Cavalaria Saxã durante a invasão da Grã-Bretanha.
 
 
Facções: Tribos Vikings x Império Carolíngio, Império Bizantino, Árabes, Saxões, Búlgaros.

Forças: Desconhecidas.

Perdas: Desconhecidas.

Resultado: Grandes expansões vikings pela Europa e Ásia.

Locais: Europa e Oriente Médio.

Área Azul (Território Viking); Setas Azuis (Expedições Vikings).
 
 
A Campanha: As expedições dos vikings tiveram início no ano 795, quando estes invadiram a Irlanda e escravizaram seu povo. Nos anos seguintes, os vikings iriam lançar novos ataques contra a Inglaterra e o Império Carolíngio e estabeleceriam vários assentamentos no litoral de ambos.
 
Em 911, Carlos, o Simples, imperador do Império Carolíngio, fez um acordo com Rollo, líder da expedição viking na França e entregou toda a província da Normandia para ele e seus homens. Assim nasciam os letais normandos.
 
Depois desse acordo os vikings desistiram de continuar a avançar pela França e decidiram estabelecer um poderoso reino na Inglaterra. Sob o comando de Canuto, rei da Dinamarca, uma força viking invadiu a Inglaterra e estabeleceu um curto reinado na ilha, mas por causa da feroz resistência saxã, os vikings acabaram abandonando esse reino.
 
Em 1014, os irlandeses, cansados de serem escravizados pelos seus mestres vikings, fizeram uma revolta interna e expulsaram seus ocupantes da ilha quando venceram a Batalha de Clontarf.
 
Porém, o maior feito que os vikings fizeram foi de ter encontrado o Novo Mundo muito antes dos espanhois e portugueses. Liderados por Leif Ericsson, os vikings estabeleceram uma poderosa colônia na Islândia e um enorme assentamento em Newfoundland, no Canadá (essa colônia seria abandonada após incessantes combates com os índios nativos da região).
 
Vikings suecos também se expandiram pela Rússia e estabeleceram vários reinos na Ucrânia e na Geórgia. Outras expedições levaram os vikings até a Turquia e o Oriente Médio, onde serviram como mercenários.
 
Mesmo sendo grandes guerreiros, os vikings influenciaram a cultura européia com sua alta capacidade de navegação e com o incrível sistema de troca.
 
 

Curiosidades:

  • A incrível série "Viking" mostra com grandes detalhes as expedições que os vikings promoveram por toda a Europa e o legado que deixaram para os povos que eles dominaram.
 
  • O filme "O 13 Guerreiro" se foca na presença de vikings no Oriente Médio e no Novo Mundo, onde enfrentaram uma forte resistência das tribos nativas.



  • A minissérie "O Último Reino" conta a história do curto reinado viking na Inglaterra e as conseqüências que eles deixaram para o povo da ilha.

Bibliografia: