Thor's Day - 10 filmes sobre Nórdicos!

Me perdoem pelo hiato de publicações, mas tive que me dedicar a alguns projetos pessoais, sendo que, em breve eu possa trazer alguma nova proposta por aqui.

Olhar bravo dos nórdicos pelo meu hiato kkkk

No post de hoje vou trazer dez títulos de filmes sobre mitologia nórdica, não vou comentar a sinopse, nem dar spoilers, mas vou tentar dizer o que me agrada nesses filmes.



Também não pretendo elencar de melhor para pior ou vice-versa, somente vou indicar os títulos, quem ficar interessado, assista e depois se quiser deixe um comentário com alguma dúvida, ideia, discussão, elogio ou crítica.

Vamos lá então:


Como Treinar o Seu Dragão

O legal desse filme são as quebras de paradigma, a visão de dois mundos diferentes, mas que no fim podem ser convergidos em um só. Além disso a produção gráfica é excelente e também conta como um filme bem tranquilo para se assistir num fim de semana com a criançada.



O Anel dos Nibelungos

Para quem gosta de mitologia nórdica, essa é a uma história cheia de contextos míticos da tradição. Esse título já era famoso pela ópera de Richard Wagner, no cinema não conseguiu a mesma repercussão, porém é um filme bom.


Belwulf  

A história de Belwulf é extremamente clichê, porém, você chega a deixar um pouco de lado a história, tamanho a riqueza de detalhes visuais dessa animação, sendo um ponto extremamente alto a renderização de pessoas reais modeladas com auxílio de computação gráfica.


O 13º Gerreiro

Dentre os filmes que envolvem a guerreiros e cultura nórdica, o meu favorito é "O 13º Gerreiro", pois além de quebrar vários paradigmas de como os nórdicos se portavam, também trás a tona várias formas de crenças e visões que as pessoas tinham no século X. Também mostra o choque direto entre uma cultura ocidental e um oriental. A cena acima, sem dúvida é uma das melhores de confrontos.


Outlander: Guerreiro vs Predador


Esse filme é uma típica produção, que se investiu muito com a finalidade de logo após vender produtos, porém, não foi bombástica sua repercussão. O legal desse filme é que mostra como um grupo de pessoas, que tem menos tecnologia vê aqueles que possuem conhecimento tecnológico extremamente avançado (Europeus x Índios seria quase um exemplo do que esse filme retrata). Logo, a alusão à alienígenas é direta. Porém existe uma tentativa de explicação de como surge o fascínio dos povos antigos pelos dragões.


Desbravadores

"Dois Lobos lutam pelo coração do homem, um se chama Amor e o outro Ódio...", essa é uma frase sensacional e, a história desse filme muito boa, juntamente com O 13º Gerreiro esse é um dos meus filmes favoritos se falando de nórdicos. Em "Desbravadores", temos uma reconstrução histórica da realidade e, trás a tona o fato dos "verdadeiros" desbravadores do Atlântico (Europa x América). Aconselho fortemente esse filme.


O Guerreiro Silencioso


Caso você, caro leitor, goste de filmes violentos, mas, não só com violência no sentido de ser sangrento, mas sim, nesse caso, de ser violento com o personagem, até chegar um ponto de você se sentir angustiado pelo personagem e até deixar de gostar do filme... Esse é um deles, a violência contra o personagem principal, nos leva a um "passar mal" e querer que tudo acabe logo... Típico filme de extremos, ou você gosta, ou você não gosta... não existe meio termo.


O Viking

Esse é um filme de 1978, obviamente, muita gente vai torcer o nariz por isso, pelo fato de ter poucos efeitos visuais, pelo figurino não ser excelente como os de hoje (se pararmos para pensar dificilmente as armaduras medievais seriam como as que aparecem nos filmes modernos... muito mais fácil o figurino dos filmes antigos serem mais condizentes com o que era na realidade kkkk), porém. esse foi um filme que trouxe uma grande quebra de paradigma para o público, pois popularizou o fato dos nórdicos chegando na América antes de Colombo. Existem erros como elmos chifrados, mas para a época, o chegar dos nórdicos na América foi uma grande quebra de paradigma.


Northmen: A Viking Saga


Para quem gosta das grandes produções modernas com cunho épico, temos aqui um filme que junta tudo isso, visual e som excelentes e uma história com muita ação. Sem contar que a banda Amon Amarth se utilizou de cenas desse filme para compor o clipe Deceiver of the Gods (sim sou Metaleiro)


Viking

Esse filme não tenho muito o que dizer, uma vez que ele não foi lançado ainda, a estreia está prevista para 29 de Dezembro de 2016, porém, pelo trailer podemos ver que um ponto forte do filme parece ser a iluminação, som e fotografia, sem contar o cenário que trás aquela angústia de que em breve alguém vai cair decepado numa mistura de gelo e lama e, uma poça de sangue tinge de vermelho o chão... Me parece que será um bom filme! ... Um outro diferencial... É uma produção Russa, o que lhe pode garantir um Oscar por melhor filme estrangeiro. Vamos ficar no aguardo!