Terror no Espaço - Análise Histórica e Crítica de 'Predador'

 

Terror no Espaço

Predador

 

A História:

Ok, a coluna é sobre o Terror no Espaço e esse filme se passa na Terra. Até parece que estou cometendo uma gafe aqui. Mas, não se preocupe pois está tudo conectado. Vai lendo minha análise que você irá compreender no final porque estou falando desse filme. Valeu pela atenção!
 
Predador (Predator) é um filme americano de 1987 da 20th Century Fox que mistura ação, ficção científica e suspense. Dirigido pelo diretor veterano americano John McTierman, o mesmo que dirigiu Duro de Matar, o filme foi outro grande sucesso para a Fox e se tornaria um clássico nos filmes de ação de todos os tempos. E também criaria uma das maiores rivalidades do cinema.
 
A história se passa no final da Guerra Fria, no ano 1987, e se foca numa unidade de elite americana que é enviada para as selvas da Nicarágua para eliminar um poderoso grupo de guerrilha comunista que ameaçava o governo local. Até aí parece um filme de ação normal. Mas, lá pela metade a coisa muda drasticamente. Depois de eliminar o grupo inimigo, a tropa americana deve passar por um vale isolado para alcançar o ponto de extração. Porém, o grupo cai na armadilha de uma entidade desconhecida que estava lá só para caça-los como animais. E assim tem início o filme para valer.
 
É impressão minha ou toda vez que o Schwarzenegger aparece num lugar calmo e tranquilo, tudo vai pelos ares e muita gente acaba morrendo. Ahahaha.
 

A Origem:

Aproveitando o sucesso do filme Alien, O Oitavo Passageiro e o desenvolvimento de sua continuação Aliens, O Resgate, a 20th Century Fox queria mais filmes de ficção científica e um que pudesse competir com a série Alien. Dois roteiristas, Jim e John Thomas, entregaram em 1985, o roteiro do filme chamado Hunter (Caçador). A Fox aprovou o roteiro, mas pediu para que mudassem o título para algo mais ameaçador. Os irmãos então criaram o novo título chamado de Predador.
 
O diretor escolhido para o filme foi John McTierman, que havia acabado de dirigir seu primeiro filme em 1986 chamado Nomads (Nômades). Mesmo que o filme tenha sido um fracasso de bilheteria, a Fox aceitou contratar John para dirigir o seu novo filme. As filmagens começaram em 1986 e seriam totalmente feitas em uma selva no sul do México.
 
Enfrentando o calor e o terreno difícil do local, parecia que o Predador seria adiado. Porém, John superou essas dificuldades e acabaria criando um clássico dos filmes de ação. Em 1987, o filme estava pronto. Predador seria o maior sucesso de McTierman no cinema. No ano seguinte, ele lançaria outro sucesso do cinema, Duro de Matar. Era o início de uma épica rivalidade no cinema.
 
 

A Tropa de Elite Americana:

Se você quer um filme com bastante testosterona, então Predador é seu filme.
 
 
  • Major Alan "Dutch" Schaefer (Arnold Schwarzenegger): Líder destemido e corajoso.
  • Agente da CIA George Dillon (Carl Weathers): Forte, esperto e arrogante.
  • Sargento Mac Eliot (Bill Duke): Corajoso, obediente e nervoso.
  • Cabo Jorge "Poncho" Ramírez (Richard Chaves): Rápido, esperto e leal.
  • Soldado Blain Cooper (Jesse Ventura): Muito forte, leal e corajoso.
  • Soldado Billy Sole (Sonny Landham): Forte, rápido e misterioso.
  • Cabo Rick Hawkins (Shane Black): Rápido, engraçado e obediente.
 
Todos os atores, menos Jesse Ventura e Richard Chaves que eram veteranos da guerra do Vietnã, receberam um árduo treinamento sobre combate na selva para poderem fazer seus personagens com perfeição nas cenas de combate.
 
 

A "Old Painless" - A Arma mais Poderosa a ser Usada Num Filme de Ação:

Isso que eu chamo de armamento pesado. Realmente o poder de fogo dessa belezura é devastador até hoje. UAU!
 

Predador é um filme cheio de armas, desde a AK-47 até a M16 com lança granadas, o filme não decepciona nas cenas de ação. Mas, há uma arma que supera qualquer outra: a minigun chamada de "Old Painless".
 
Essa belezura é real e foi usada pela primeira vez num filme de ação carregada por um único homem (Blain Cooper, personagem de Jesse Ventura). Originalmente utilizada em helicópteros, a minigun pode disparar mais de 1000 balas por segundo! Ela é capaz de aniquilar qualquer coisa. E nas cenas onde essa belezura é utilizada o estrago que causa é devastador. Demoraria muitos anos para que essa arma fosse usada novamente num filme de ação igual ao Predador.
 

O Caçador do Espaço - O Predador:

Quando você vê essa belezura passando pela Terra e lançando o pod do Predador, você começa a questionar se as estrelas cadentes que a gente sempre vê podem ser na verdade algum Predador vindo caçar alguém. Não acha mesmo?
 


Finalmente chegamos na parte mais interessante desta análise. Comecemos falando sobre a nave do Predador. Infelizmente o filme não fala nada sobre a sociedade do Predador ou de seu planeta. Só temos um rápido vislumbre de sua nave no início do filme. Nas HQ é revelado que essa nave é responsável para transportar guerreiros e caçadores para mundos distantes. Pode tanto aterrisar quanto lançar pods com seus guerreiros dentro, que também acontece no filme. No futuro próximo teremos uma ideia mehor sobre a sociedade dos Predadores nos filmes seguintes.


Acredite. Essa era para ser a forma original do Predador. Ainda bem que viram que daria errado e mudaram para algo bem melhor, pois isso parece uma barata super desenvolvida.
 

A primeira tentativa de criar o Predador foi quase catastrófica para a produção do filme inteiro. A ideia veio da própria Fox que queria um ser alienígena parecido com os Aliens, mas, mais "humano". Quando o diretor, John McTierman, foi apresentado ao tal ser, ele quase teve um colapso mental do que estava presenciando. Ele negou o visual do monstro e falou que não faria o filme até o estúdio arranjar alguém que conseguisse fazer algo melhor.

Essa imagem é linda. Principalmente a máscara. Adoraria saber o que tem embaixo dela. (Vou acabar me arrependendo depois).
 
Depois de várias semanas de espera, John McTierman conseguiu o que queria para resumir o seu filme. Stan Winston, que já havia trabalhado com James Cameron em Aliens, criou o monstro que o diretor queria. Sua criação foi feita durante as filmagens de Aliens quando James Cameron disse que queria ver um filme com um monstro com mandíbulas. Stan Winston se inspirou com tal ideia e a desenhou num guardanapo (isso mesmo, não estou te zoando, o Predador nasceu de um guardanapo) o monstro que seria o antagonista do filme Predador.
Ok. Eu me arrependo do que disse na imagem anterior. E esse cara precisa fazer uma cirurgia plástica urgente.
O Predador é um caçador alienígena de dois metros de altura, muito forte e esperto e com tecnologia ultra avançada. Ele usa um incrível sistema de camuflagem para emboscar seus alvos. Seu armamento consiste em duas lâminas no braço direito, um canhão de plasma com mira no ombro esquerdo e um lança dardos. Também possui um kit médico para ferimentos graves. Sua máscara possui uma única visão térmica para facilitar a localização de suas presas.
 
Quando o Predador retira sua máscara, ele se mostra como um ser extremamente grotesco. Sua visão é totalmente infravermelho. Ele também pode usar sua máscara para copiar falas de seus inimigos e enganá-los depois. Para impedir que fosse capturado por seus inimigos, o Predador também possuía um sistema de auto destruição nuclear no braço direito. Originalmente, o Predador seria feito pelo ator francês Jean Claude Van Damme. Porém, Van Damme se desentendeu com o estúdio e acabou sendo substituído por Kevin Peter Hall, um ator de teatro e amigo de Stan Winston.
 

Análise Crítica:

Predador é um filme clássico de ação. Mesmo tendo elementos de suspense e ficção científica, o filme não perde força. O cenário é incrível. A música é sensacional do início ao fim. Todos os atores são sensacionais e possuem frases famosas ao longo de todo o filme. A história do filme é simples, mas bem emocionante. O elemento chave que é o predador é fantástico e extremamente realista. O design do monstro é único e muito bem feito, criando uma certa rivalidade com o alien. Os efeitos especias são fenomenais, principalmente as cenas com visão térmica e da camuflagem.
 
Predador não decepciona em nada. É perfeito como Alien e Aliens. Um clássico obrigatório para ser visto quantas vezes for necessário.
 
Como havia dito no início deste texto, Predador abriu novas oportunidades no universo que a Fox estava começando a criar entre Alien e seu mais novo rival. A conexão de ambos os seres alienígenas só aconteceria nos anos 1990.
Acredito que essa seja a mais nova forma de praticar ioga.

Curiosidades:

  • Quando Jesse Ventura soube, por meio da equipe de roupas e equipamentos, que ele tinha mais músculos que Arnold Schwarzenegger, imediatamente o duelou para uma queda de braço sendo o prêmio uma taça de champanhe. Mesmo tendo mais músculos que Arnold, Jesse acabou perdendo a aposta.
 
  • Durante as filmagens noturnas que envolviam Arnold camuflado no barro, o ator sofreu com as baixas temperaturas e quase teve hiportemia. Numa chance bem bizarra para se aquecer, Arnold tomou uma garrafa inteira de cerveja quente, mas acabou bêbado demais para continuar a cena.
 
  • Quando Arnold lança seu machete contra um soldado inimigo e este fica grudado na parede, o ator fala uma das mais famosas frases do filme "Stick around". A frase foi totalmente improvisada por Arnold e não estava no roteiro original.

Nota Final - 10 (Predador é um clássico de ação. Obrigatório para todos verem. Tem alguns poucos sustos, mas não é igual ao Alien. Outro filme perfeito da Fox em relação à ficção científica. 100% aprovado).

Bibliografia: