As Maiores Batalhas e Guerras da História - As Guerras Gálicas

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

As Guerras Gálicas

(58-52 A.C.)

O líder gaulês Vercingetorix se rende diante de seu conquistador, Júlio César, em Alésia, o último reduto gaulês da região.
 
Facções: República Romana (Júlio César) x Tribos Gaulesas, Germânicas e Bretanhas. (Vercingetorix, líder dos gauleses)
 
Forças: 120.000 romanos x 300.000 gauleses, germânicos e bretões.
 
Perdas: 40.000 romanos mortos e feridos; 100.000 gauleses, germânicos e bretões mortos.
 
Resultado: Decisiva Vitória Romana; Gália é anexada pela República Romana.
 
Local: Gália (atual França), Germânia (atual Alemanha) e Grã-Bretanha.
 
 Área Verde (República Romana); Setas Verdes (Avanços de Júlio César); Círculos Azuis (Redutos Gauleses); Área Marrom (Território Celta).
 
 
A Guerra: Em 58 A.C., procônsul Júlio César foi enviado para o norte da Itália, com a Décima Terceira Legião, para proteger a fronteira norte da República de saqueadores gauleses. Porém, César decidiu invadir a Gália e anexa-la para impedir novas ameaças vindas daquela região da Europa.
 
César aproveitou a invasão germânica da Gália e as guerras constantes entre as tribos gaulesas para invadir a Gália. Seu primeiro alvo foi eliminar um poderoso reduto germânico no sul, os helvécios. A campanha foi rápida e os helvécios foram totalmente aniquilados. Com essa enorme derrota, os germânicos abandonaram sua invasão da Gália e retornaram para a Germânia.
 
De 57 até 54 A.C., César avançou e aniquilou outra tribo local, os nérvios, no norte da Gália. Após essa vitória, César atravessou o Canal da Mancha e invadiu a Grã-Bretanha. Porém, os gauleses estavam se juntando, sob a liderança de Vercingetorix, líder da tribo gaulesa dos arvernos, e iniciaram uma nova luta para expulsar os romanos da Gália.
 
César abandonou a sua luta na Grã-Bretanha, retornou para a Gália e de início destruiu os bretões na Bretanha para cercar Vercingetorix na Gália Central. César avançou contra os gauleses em Gergóvia  e acabou sofrendo sua única derrota em toda a sua carreira militar. Depois dessa incrível vitória gaulesa, Vercingetorix lançou um grande ataque pelas planícies da região, mas acabou sendo derrotado pelas avançadas formações romanas.
 
César perseguiu Vercingetorix até Alésia, onde um longo cerco teve início e duraria dois anos (53-52). Porém, um enorme exército gaulês surgiu ao norte de Alésia e cercou a legião romana que cercava Alésia. César aceitou o desafio e acabou vencendo a luta por Alésia.
 
Com seus exércitos aniquilados, Vercingetorix se rendeu diante de César e toda a Gália foi anexada pela República Romana.
 
Curiosidades:
  • O Cerco de Alésia e a rendição de Vercingetorix é mostrado com grandes detalhes no episódio piloto da primeira temporada da série Roma.


  • As Guerras Gálicas também são mostradas nos quadrinhos de Asterix e Obelix, mas de uma forma mais satírica do que realista sobre a guerra.

Bibliografia: