As Maiores Batalhas e Guerras da História - A Terceira Guerra Púnica

 

As Maiores Batalhas e Guerras da História

A Terceira Guerra Púnica

(149-146 A.C.)

Exército Romano massacrando o Exército Cartaginês nos portões de Cártago
 
 
Facções: República Romana (Cônsul Cipião Emílio) x Cártago (Asdrúbal).
 
Forças: 80.000 legionários romanos, mercenários gregos e númidas x Toda a cidade de Cártago.
 
Perdas: Perdas romanas desconhecidas; 400.000 cartagineses mortos e mais de 50.000 escravizados.
 
Resultado: Decisiva Vitória Romana; Império Cartaginês totalmente destruído.
 
Local: Tunísia.
 
Círculo Vermelho (Império Cartaginês); Círculo Verde (República Romana); Setas Verdes (Ataques Romanos).
 
A Guerra: Cinqüenta anos depois da Segunda Guerra Púnica, Cártago voltava a ser uma cidade mercantil próspera. Reconstruiu sua frota mercante e começou a fazer vários negócios comerciais com Roma. Porém, havia muitos líderes romanos que eram contra tal acordo e queriam a cidade totalmente destruída.
 
Ao mesmo tempo havia um grande planejamento cartaginês de se vingar da humilhação que sofreu na última guerra. Cártago, em total segredo, começou a reconstruir seu exército e sua frota. Mas, não demoraria para os romanos perceberem as intenções cartaginesas.
 
O senado romano, desconfiando de Cártago, ordenou que os númidas atacassem seus antigos mestres. Os guerreiros nômades invadiram o território cartaginês e provocaram Cártago à intervir. Roma declarou que as ações de Cártago eram uma ameaça para Roma e seus aliados e o senado ordenaram a destruição da cidade. A guerra começou em 149 A.C.
 
Roma despachou três legiões contra Cártago e destruiu com facilidade seu exército em campo aberto. Porém, toda a cidade de Cártago foi fortificada pela população e Roma demorou três anos de cerco para finalmente entrar e destruir a cidade. 90% da população cartaginesa foi massacrada. Só 50.000 sobreviveram e acabaram sendo vendidos como escravos.
 
Para evitar que Cártago retornasse, Roma espalhou em suas ruínas uma grande quantidade de sal para impedir que outro povo ocupasse o local. Mas, por ironia do destino, Roma acabaria construindo uma cidade em cima das ruínas de Cártago. O maior inimigo de Roma estava acabado. Agora era o momento das grandes expansões romanas pelo mundo ocidental.
 
Não há curiosidades sobre a guerra.
 

Bibliografia: