Just 4 Fã | Não seja enganado!

Saudações fraternas, ouvintes do podcast e leitores assíduos das colunas e textos da equipe NOVO FÃ.




Eu Sou Dante MarioloPodcasterColunistaMestre de RPG e Futuro Advogado. Pretendo estar presente em todas as suas sextas-feiras, com um novo texto para te divertir.


Quero falar sobre Política mais uma vez com vocês!


Você que vai VOTAR esse ano, sabe quais as funções de um prefeito ou vereador?
No período eleitoral, ouvimos muitas promessas de vários partidos e candidatos de ambas posições. Por comodismo, nunca nos atentamos em saber se aquela pessoa realmente teria como cumprir com o que diz, na função que deseja exercer.

A Constituição Federal,em seu Capítulo IV, trata sobre os municípios,  entre os artigos 29 e 31 do dispositivo.




Vamos começar pelos ilustres Vereadores de nossos municípios.
Os Vereadores desempenham a função legislativa e fiscalizadora. Resumindo, eles são responsáveis por criação e votação de leis que envolvem: impostos Municipais, Educação Municipal, Linhas de Ônibus, Saneamento e outros temas que se relacionem com o município.

No quesito fiscalizador, os vereadores devem fiscalizar a administração do município, cuidando da aplicação dos recursos e sempre observando o orçamento municipal. Eles devem sempre acompanhar o poder Executivo e ver como está a gestão do dinheiro público e se a administração está cumprindo as leis. É importante ressaltar que a Câmara de Vereadores tem o auxilio do Tribunal de Contas para tal fiscalização.


E finalmente... Falaremos sobre as funções de um Prefeito.

O Prefeito é aquele que irá Gerir a cidade com o dinheiro arrecadado pelos tributos municipais e valores entregues pelo governo Federal e Estadual para cada Município.

A saúde, educação, habitação, entre outros fatores que visam a qualidade de vida do município, são os assuntos que norteiam para onde devem ir os gastos da administração, em concretização de obras, projetos, programas e tudo o que está relacionado com política pública. Resumindo, o prefeito é aquele que administra a cidade utilizando seus recursos.

Além dessa função, o prefeito também Sanciona ou Veta as leis propostas pelo legislativo municipal.

O prefeito não assume toda essa responsabilidade sozinho. Ele traz consigo uma equipe, que assumirá cargos de grande responsabilidade no município.


Espero que tenham gostado do Just 4 Fã de hoje e que este texto traga algum auxilio a quem necessita.

Deixe nos comentários sua opinião e se você está gostando da coluna...

Espero você na próxima Sexta!
Au Revoir!!!
^_^