Tokusatsus para um Novo Fã




Por: Tiago Cruz

Existem fãs de vários gêneros da cultura japonesa: animes, jogos, musicas etc.
E também de um grupo peculiar de heróis live action chamado Tokusatsu, considerados um clássico no Brasil pelas crianças dos anos 80 e 90.
No Japão o termo tokusatsu é literamente (filme de efeitos especiais) e já fazia sucesso desde o fim dos anos 50 com os filmes da serie Godzilla (Gojira) que inicio em 1958.
Mas deixando a historia dos seriados japonês um pouco de lado (podemos voltar a falar um dia apenas sobre isso) vou indicar 3 títulos para aqueles que já assistiram alguns tokusatsus e principalmente para você leitor que nunca assistiu nenhuma serie desse gênero.
Lembrando que nessa lista vou deixar os famosos que fizeram parte da infância de muitos como Jaspion, Jiraya, Kamen Rider Black entre outros. Vamos focar em boas portas de entrada para os possíveis novos fãs de tokusatsu.

Metalder (Chōjinki Metarudā):

Tradução literal Super Humano Máquina Metalder.
É uma serie do gênero Metal Hero (Heróis que possuem armadura de metal).
Foi exibida originalmente no Japão de Março de 1987 até Janeiro de 1988.
Metalder entra nos títulos japoneses que passaram no Brasil, sendo transmitida pela Tv Bandeirantes.
Considerado um clássico do gênero, Metalder é uma ótima transição entre o estilo antigo de tokusatsus que eram mais lentos, com muitos episódios fechados apenas com o inimigo da semana, com as novas tendências de series que seriam mais abordadas para final dos anos 90. Com enredos mais enxuto e episódios seguidos com o desenrolar da historia.
Metalder bebeu da mesma fonte de seus antecessores como Gavan e Jaspion. Sabendo utilizar dos clichês que todos queriam ver nos episódios e ainda trazendo uma inovação no seu enredo. Uma problemática para o protagonista, que é claro deixarei a cargo do leitor descobrir.



Choujin Sentai Jetman (Chōjin Sentai Jettoman):

Traduzido como Esquadrão Homens-Pássaros Jetman, é uma seria do gênero super sentais (esquadrões) que possuem sua marca de ser as series com os grupos coloridos.
Jetman foi originalmente exibido no Japão entre Fevereiro de 1991 ate Fevereiro de 1992.
Normalmente os super sentais são voltados mais para o publico infanto-juvenil, trazendo historia mais brandas e com temas educativos como proteção do planeta, trabalho em equipe entre outros.
Jetman é uma das series mais interessantes que pude conhecer nos últimos tempos, pois apesar de ainda ser mais infantil que a maioria das series de hoje em dia, trazia em sua época de exibição uma grande enredo que foca nos problemas pessoais dos personagens como a depressão e dependência de álcool. Seu foco não era apenas dos heróis mais também do principal vilão da serie que por muito tempo foi considerado um dos melhores da series super sentais.
Uma curiosidade é que Jetman foi  a serie exibida antes de Zyuranger o sentai com a temática com dinossauros e guerreiros antigos que deu origem a adaptação americana Power Rangers.


Kamen Raider Gaim (Kamen Raidā Gaimu):

Uma das franquias mais aclamadas pelos fãs de tokusatsu a serie Kamen Rider é uma das franquias com maior força nos dias de hoje. Voltado para o publico mais adolescente, a franquia possui até o momento 26 títulos com o Kamen riders Ghost que está na sua reta final de exibição no Japão.
Kamen Raider Gaim foi o 24° titulo da franquia, exibido entre Outubro de 20013 até setembro de 2014.
O inicio da historia de Gaim não é amada por todos, pois inicia com um grande mistério que envolve as Lockseed que são derivados de frutas desconhecidas, refinadas pela empresa Yggdrasil Corporation que patrocina um torneio regional de times de dança que utilizam os monstros virtuais que habitam nas lockseeds para ter direito aos melhores locais para fazer suas apresentações de dança.
Inicialmente esse é uma ideia que muitos podem acham desinteressante, mas em poucos episódios Gaim chama a atenção do espectador com o ótimo ritmo dos episódios e com a trama que vai se criando, junto com ótimas cenas ação, desenvolvimento de personagens e ganchos para os próximos episódios.

E essas foram minhas três indicações de tokusatsus para os leitores do Novo Fã. Espero que vocês tenham gostado e principalmente despertado o interesse para essa vertente tão rica e especial para mim que são os tokusatsus.

Forte abraço!! Até a próxima!!