Fala Kaio | Entenda o porquê respeitar Música Eletrônica

Olá Leitores, Todos Bem?
Estive me recordando a algum tempo atrás as horas que gastei da minha vida (Dentre muitos outros tempos gastos) em que só pensava em uma coisa, fazer musica eletrônica. Me recordo também do mega preconceito com quem ouve esse tipo de música, então vamos lá vamos para mais um...




Quando se pensa em música boa qual a primeira coisa que vem em sua cabeça?

"Eu imagino um bom rock, com letras marcantes e reflexivas"
"Ah, a primeira coisa que vem pra mim é um bom samba, que mostrou a realidade dos autores"
"A primeira coisa que me vem é um bom soul, que me faz sentir diferente, mais pesado"

Mais do que um conjunto de sons e palavras que faz algum sentido na sua vida, música é uma forma de expressar sentimentos. Quando um artista compõe, ele está colocando todos os sentimentos dele em apenas quatro ou 5 minutos, e são essas as canções que são consideradas boas na atualidade.
Como comentei na introdução desse texto, em determinada fase da minha vida comecei a compor músicas eletrônicas, e entrei nesse mundo de cabeça. A primeira coisa que aprendi nesse universo é que: 
Fazer música eletrônica é difícil demaaaaaaais  
E logo de cara comecei a respeitar bem mas os famosos DJ's. A segunda coisa que aprendi foi que para se fazer música desse estilo é preciso uma técnica apurada, criatividade e inspiração.
"Mais isso não é o que se precisa para se fazer uma música normal"

E então por que você tem esse preconceito de que tais músicas não são boas ou até mesmo não são musicas propriamente ditas? O principal problema que vejo é, que mais uma vez, não gostamos daquilo que não conhecemos. Para quem vê de fora, o processo de criação é muito abstrato, é uma pessoa sentada no computador com um Headphone gigante. 
Há diversas variações de desse estilo de música, hardstyle, deep house, techno, house, drum n' bass, dubstep entre outros. Não vou entrar no mérito de explicar cada estilo mas vou deixar de lição de casa vocês escutarem um de cada
"Poxa, sério mesmo Kaio? Lição de Casa"
Sim, 
Mas vai ser legal, prometo. E cada estilo demanda um jeito diferente de compor, alguns utilizam um BPM mais alto, outros se utilizam de um bem mais lento (como o dubstep)  mas TODAS, absolutamente TODAS se utilizam de sentimento. 
Não pense que por não ter letra, é algo menos profundo. A mensagem é enviada através das batidas e do peso da melodia em si, algumas podem te deixar mais alegre outras mais tristes exatamente como um bom soul, ou um rock mais pesado.  
Gente a mensagem de hoje é simples, para de frescura e entendam a dificuldade de se fazer coisas novas.
Aqui vai uma lista produzida pelo meu amigo DJ The Danxis de algumas faixas de alguns estilos:


Mas antes disso quero expor um pedaço da conversa que tive com ele que exemplifica muito bem tudo o que eu disse, então fala ai Danxis.

"E a produção avançada, apesar de muita técnica pra chegar ao resultado final é muito detalhista e criativa..Os caras "afinam" até o kick pra soar como eles querem. Quando você gosta mesmo e vai nos festivais é a hora em que você percebe que conseguiu passar o que queria, é ver entrar os pratos no segundo compasso e ver que a galera dança diferente, é ver que quando o baixo entra no drop, toda aquela compressão e equalização deu certo, por que você sente que a galera achou pesado ou seja lá o que for. Música é mágica cara, é algo que transcende o materialismo, é metafísico por que transcende a nossa capacidade de simplesmente pensar e nos proporciona sentir."



Agora vamos a lista

Trap:
Flosstradamus feat. GTA & Lil Jon - Prison Riot


Hardstyle:
Headhunterz vs. Wildstylez - Blame It On The Music (HQ)

Progressive Trance:
Azax Syndrom vs Bliss - Fight No More

Progressive House:
ODESZA ft. Shy Girls - All We Need (Dzeko & Torres Remix)

Techno:
Plastic Robots - Breaking News (Original Mix)

Deep House:
Soffi Tukker-Drinkee (Vintage Culture & Slow Motion Rmx)

Nu Disco:
GIOM - Dr Zapp (feat. Apple Rochez) - LouLou records

Dubstep:
Winside Ice Queen

Drum n Bass:
Changing Faces ft. Charli Brix - Everything Is Gone (Basik Remix)


Bonus Track:
Brasilian Bass
Illusionize & stylee - gangsta walk

E se você leu até aqui, toma um presentinho: