Thor's Day - A Sabedoria de Odin

Hoje é o dia de Thor, mas vamos contar um pouco sobre a sabedoria de seu pai Odin.
O chefe do Panteão Nórdico, em busca de conhecimento, vai até Fonte da Sabedoria, onde uma das raízes da Yggdrazil ficava mergulhada, porém lá encontra com seu tio Mimir, que era o guardião da fonte. Mimir nos tempos antigos já havia bebido daquela água, então adverte Odin que existe um pagamento caro pela sabedoria. Nesse ponto é cobrado um dos olhos de Odin.
Odin sempre buscou onisciência, então consultava Mimir quando tinha uma decisão importante a ser tomada, uma vez que esse era o detentor da fonte do conhecimento, ou seja, ele era a figura do conselheiro real.
Em alguns desenhos antigos se encontra Odin caolho na face direita, uma vez que esse é o lado considerado mais importante na história antiga, sendo provavelmente uma influência grega e até mesmo cristã sobre a figura mais importante da mitologia escandinava/germânica. A simbologia do arrancar o olho, é bastante ligada com o fato da sabedoria chegar via sacrifícios (o próprio Mimir era um mutilado - não tinha uma das orelhas) e por características sensoriais, seja a audição, a fala e a visão, os três sentidos principais (esse fato também pode ser herança de culturas orientais, uma vez que os nórdicos eram viajantes, e existem registros históricos de Budas de bronze junto de outros artefatos arqueológicos encontrados na Escandinávia), então não seria estranho imaginar os sábios com um dos sentidos prejudicados para melhorar outro.

Eis o lado da face que Odin ainda tem o olho.
(Autoria: Israel Rosslyn)

Na Mitologia grega, romana e nórdica temos a presença de três seres que também tinham o poder de prever o futuro e alterar o destino, através do tecer de um tapete (daí vem a expressão "Sua vida está por um fio") são as Parcas (Grécia), Moiras (Roma) e Nornas (Escandinávia), sendo que muitas vezes são descritas cegas, possuindo um único olho, o qual servia para prever o futuro, uma vez que não há como ver o futuro por duas passagens, pois ele corre em uma única direção.