Thor's Day | Mitologia semanal

Muitas vezes acordamos pela manhã e nos perguntamos “Mas que dia da semana é hoje?” e, obviamente, as respostas possíveis para quem mora no Brasil (como esse que vos fala) são: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira...etc...
A maioria das pessoas acredita que essa nomenclatura dos dias da semana está ligada com as antigas feiras da idade média, porém não é bem isso o que os mesmos se referem. Vamos tentar compreender o porque somente a língua portuguesa acaba fugindo do padrão dentro da Europa.
Essa designação Feira vem da palavra Feria, que é proveniente do latim e, quer dizer, descanso... sim descanso... por isso que falamos que tiramos férias, pois a etimologia dela vem dessa palavra. Mas em toda essa história, o mais estranho é que os dias da semana não tem nada de descanso, então por que essa designação?
A resposta para isso é um tanto quanto simples!
A nossa língua é a portuguesa, e Portugal uma nação de maioria católica, ainda mais se voltarmos uns 1400 anos atrás. No ano de 563 d.C, na cidade de Braga, o bispo local mandou trocar o nome dos dias da Semana Santa, acrescentando a numeração e também o termo Feria, uma vez que eram dias de descanso para todos os católicos. Porém o verdadeiro objetivo de modificar os nomes dos dias da semana, se passa pelo fato de que era um tanto quanto estranho esses dias santos terem nomes ligados ao paganismo. É claro que com o passar do tempo esses novos nomes se estenderam para o resto dos dias do ano.
Agora a conversa começa a ficar um tanto quanto confusa, os dias da semana o que tem a ver com paganismo?
Antes de ocorrer essa mudança nos dias da semana em Portugal (mudança essa que herdamos como colônia), esses dias homenageavam deuses romanos, nórdicos e até mesmo astros.
Por exemplo, em espanhol, italiano e também no francês, os dias da semana homenageiam os deuses romanos ainda hoje, sendo que:
Espanhol:
Domingo: Domingo – Dominus dei - Dia do Senhor (Deus cristão)
Segunda-Feira: Lune – Dia da Lua (astro)
Terça-Feira: Martes – Dia de Marte (deus / astro)
Quarta-Feira: Miércoles – Dia de Mercúrio (deus / astro)
Quinta-Feira: Jueves – Dia de Júpiter (deus / astro)
Sexta-Feira: Viernes – Dia de Vênus (deusa / astro)
Sábado: Sábado – Dia do Sabat (descanso)

Já no Inglês temos:
Domingo: Sunday – Dia do Sol (astro)
Segunda-Feira: Monday – Dia da Lua (astro)
Terça-Feira: Tuesday – Dia de Tyr (deus nórdico)
Quarta-Feira: Wednesday – Dia de Odin (deus nórdico)
Quinta-Feira: Thursday – Dia de Thor (deus nórdico)
Sexta-Feira: Friday – Dia de Freyja (deusa nórdica)
Sábado: Saturday – Dia de Saturno (deus / astro)

Eis Mjölnir, o martelo sagrado de Thor - O deus do trovão, que é relembrado em diversas culturas no semanal Dia de Thor - Thor's day, ou  seja, às quintas-feiras.
fonte: autoria própria.
Podemos ver que os nomes da semana em inglês estão em sua maioria ligados com os deuses nórdicos. Em sueco e norueguês é claro que isso também ocorre, porém existe uma peculiaridade... o sábado é um dia mais do que especial e não está ligado a algo religioso...
Domingo: Söndag – Dia do Sol (astro)
Segunda-Feira: Måndag – Dia da Lua (astro)
Terça-Feira: Tisdag – Dia de Tyr (deus nórdico)
Quarta-Feira: Onsdag – Dia de Odin (deus nórdico)
Quinta-Feira: Torsdag – Dia de Thor (deus nórdico)
Sexta-Feira: Friedag – Dia de Freyja (deusa nórdica)
Sábado: LördagDIA DO BANHO (pelo menos um dia da semana dedicado a isso né!)
Então, em todas as quintas-feiras, ou se preferirem, no dia da semana de homenagem ao deus Thor (Thor's day), trarei algumas curiosidades referente a religião, mitologia, estudos científicos, filosofia e um pouco mais de metafísica para nosso cotidiano.