Penguins | Dia do Rock: Live Aid

Londres, Wembley Station e Filadélfia, John F. Kennedy Stadium. 82 mil e 99 mil pessoas respectivamente. Transmissão na TV para mais de 100 países. 1,5 bilhão de telespectadores. No dia 13 de julho de 1985 nasce o dia do rock com o festival Live Aid.


Hoje o dia rock completa 31 anos. O motivo foi a reunião de bandas históricas. Queen, U2, Sting, David Bowie e entre outros agitaram o maior festival da época. O objetivo não era só celebrar o rock mas levantar o fundo em prol dos famintos da Etiópia.

O surgimento desse dia é graças a Phil Collins. Além de sua performance em Londres, pediu para que esse dia ficasse marcado na história da música mundial, ele foi atendido.



A divulgação da data ocorreu graças à duas rádios brasileiras. Mesmo sendo uma data mundial, ela é apenas comemorada no Brasil. Outros países tem a comemoração questionada devido a outros eventos, como a primeira gravação de Elvis Presley na rádio.

No Brasil, podemos citar a pré popularização do rock com punk. Na década de 70, o punk ganha força devido a ditadura militar mas surge Renato Russo. O ícone da música brasileira popularizou o rock na década de 80. A partir dele surgem mais personalidades como Cazuza, Paralamas do Sucesso, Capital Inical e entre outros.



O estilo marca a vida de muitas pessoas. Celebre, dance e cante pois hoje só mostra que nós não vivemos sem música!