As Maiores Guerras e Batalhas da História | A Batalha de Leuctra

As Maiores Guerras e Batalhas da História:

A Batalha de Leuctra

(371 A.C.)

Exército Espartano enfrenta o Exército Tebano em Leuctra
Facções: Liga Boetiana, liderada por Tebas (Epaminondas) x Esparta (Cleombrotus I).
Forças: Tebas: 7.000 homens e 1.500 cavaleiros x Esparta: 11.000 homens e 1.000 cavaleiros.
Perdas: 347 tebanos e 5.000 espartanos mortos.
Resultado: Decisiva Vitória Tebana.
Local: Boetia (Região Central da Grécia).
Círculo Preto (localização de Leuctra); Seta Vermelha (Avanço espartano para Leuctra. Tebanos já estavam no local)


A Batalha: Depois de muitos anos de domínio espartano, as cidades-estado gregas não aguentavam mais as hostilidades espartanas e começavam a planejar a queda de Esparta. O líder dessa revolta foi Epaminondas. Filho do rei de Tebas, Epaminondas viveu como refém nas mãos dos espartanos e estudou todas as táticas de combate de seus futuros inimigos.

Epaminondas primeiramente provocou o rei espartano Cleombrotus I em não pagar mais os impostos de Esparta. Cleombrotus reagiu e liderou um grande exército para punir Tebas de sua desobediência.

Ambos os exércitos se encontraram na planície de Leuctra, a oeste de Tebas. Os tebanos estavam bastante nervosos de enfrentar o imbatível exército espartano. Porém, Epaminondas sabia muito bem como Cleombrotus iria lutar em toda a batalha.

Os espartanos iniciaram a batalha com um grande ataque frontal com seus enormes escudos. Mas, os tebanos decidiram ignorar tal ataque e flanquearam pela esquerda todo o exército espartano. Mesmo exposto pelo flanco, Cleombrotus ordenou uma luta até o último homem. No fim do dia, os tebanos destruíram a supremacia espartana e Cleombrotus foi morto em combate. Os espartanos remanescentes foram perdoados por Epaminondas e Esparta perdeu seu poder de cidade-estado suprema na Grécia. Era hora de Tebas assumir o "trono" de a mais poderosa da Grécia.

Não há curiosidades na batalha.

Bibliografia: