Penguin | Por trás de todas as músicas.





Eles são os profissionais que completam, muitas vezes escondidos, a música ou artista.

O produtor musical é responsável pela supervisão do processo em que a música passa. Eles atuam nas áreas de composição de letra, ritmo e arranjo mas principalmente na mixagem e masterização.

A partir dos anos 00, o produtor musical adquiriu grande importância no ramo. Cantores de grande sucesso como Rihanna, Bruno Mars e Katy Perry não vivem sem. Seus álbuns podem passar por mais de um produtor para, enfim, poder lançar.

Os principais nomes da atualidade são normalmentes DJ's. Os melhores são estes: Pharrell Willians(colaborou em álbuns do Snoop Dog, o rapper), Calvin Harris (ajudou a Ellie Goulding no estilo pop) e Mark Ronson(produziu um dos maiores sucessos seu com Bruno Mars). Todos eles já concorreram ao Grammy. O último dessa lista merece destaque pois apresenta a música Uptown Funk, que ficou 13 semanas como a mais tocada do planeta!


Criatividade, vontade, dedicação e um instrumento(ou computador) é o necessário para se tornar um produtor musical. Na atualidade muitas pessoas e  bandas fazem gravações em casa e já liberam a música para o público sem muita burocracia. Os programas estão cada vez mais práticos e gratuitos, o Audacity é um exemplo. Arrisque produzir e nos manda pelo Facebook!