Fala Kaio | A era dos lutadores provocadores acabou?

   Não acompanho  o maior evento de MMA do mundo freneticamente, mas com toda a força de publicidade que só esse evento pode ter eu acabo acompanhando algumas lutas, a partir disso começo meu pensamento pelo grande ícone nacional Anderson Silva e seu famoso jeito provocativo de lutar.
   Vamos analisar suas ultimas 4 lutas:


  - Silva x Weidman: nessa luta vemos o super campeão brincando demais, guarda baixa, pouco respeito ao adversário e nos momentos de verdadeira ação, o desafiante acaba sendo melhor. Tanto é que o novato com uma cartel pequeno mas impressionante acaba levando o título.

  - Weidman x Silva: Agora na posição de desafiante e também em uma postura mais séria vimos o ex campeão tomando sufocos do novo campeão e até o momento da fatalidade o Spider não tinha mostrado muito bem suas qualidades.

 - Silva x Diaz: Agora sofrendo da própria técnica, Anderson se mostrou serio durante a luta toda e Nick foi o provocador, e no que resultou ? Nada uma luta totalmente sem graça sem atitude por parte dos dois, mas mesmo assim a provocação levou a uma derrota de Diaz

  - Silva x Bisping: Agora vimos nessa luta um Spider totalmente relaxado, solto, ágil dentro do octógono e com isso o jeito provocador voltou com toda força. Guarda baixa, negligencia em contra ataques, sentimento de "vou ganhar" em cada golpe, Anderson poderia ter finalizado a luta já no primeiro round devido a diferença gigantesca em questão de técnica, porém não foi o que aconteceu levou a luta até o quinto round com o sentimento de "vou ganhar" e na verdade ele somente perdeu e complicou ainda mais sua imagem de Campeão.

   Tendo esses fatos em mente, vamos analisar a ultima luta do lutador sensação Conor "The Notorious" Macgregor. No UFC 196 a luta principal foi Macgregor x Diaz e o que ocorreu? Vimos o Irlandês displicente, totalmente prepotente com golpes que qualquer pessoa que já lutou alguma arte marcial sabe que é bem difícil acertar com 100% de precisão. Mais tarde na luta atual campeão dos leves lutou ao Estilo Spider, usando e abusando das esquivas de tronco até que... um golpe o acertou de maneira que o tirasse do centro, provocando assim uma sucessão de socos que o levou a uma tentativa de queda desespera que deixou seu pescoço desprotegido.

Sei que o MMA UFC é o novo boxe moderno, um fenômeno de mídia e dinheiro, com apostas milionárias e que é apenas um show, porem algo esta me levando a pensar que lutas como Silva x Bisping , Macgregor x Diaz , Silva x Diaz acabam destruindo seus próprios campeões, talvez essa provocação esta tirando a atenção dos campeões da luta e colocando no show. O que não é bom para nenhum lado. A exemplo disso os dois últimos campeões do peso médio, Weidman e Rockhold que quase não são conhecidos pelos americanos tirando toda a graça de assistir essa categoria.

Acredito que mesmo em um estilo de luta tipicamente ocidental como o MMA, deve se ter um respeito para com o adversário, estilo é diferente de humilhação, e nada é mais dolorido que ser humilhado em frente do mundo todo. Não julgo o esporte por sua violência pois diversos outros estilos de combate são violentos e como não estão em mídia acabam sendo, como por exemplo o Karate Kyokushin  ou até mesmo o Taekwondo ITF, julgo a organização do esporte achar isso normal e aceitável.